Nossos Clientes

Foi preciso ousar e se transformar em 2023. Com foco em uma gestão sustentável, a Unimed-Rio revisou seu modelo de negócio e migrou parte da carteira de clientes pessoa física para a Unimed Ferj. Mesmo com esse movimento, que integra o plano estratégico de reestruturação econômico-financeira da empresa, a cooperativa fechou o ano com mais de meio milhão de clientes.

NOSSOS CLIENTES

Meio milhão de vidas sob os nossos cuidados

Na Unimed-Rio, nosso trabalho é cuidar das pessoas. E não medimos esforços para que isso aconteça. Lutamos diariamente com toda nossa garra – e sangue verde – para manter a Unimed-Rio seguindo firme pelo caminho da sustentabilidade. Ajustamos o foco, trocamos de rumo, abraçamos a transformação. Tudo isso para continuar oferecendo aos nossos clientes um serviço de excelência. Porque esse é o nosso compromisso.

Mesmo depois da migração de contratos, fechamos 2023 com 512 mil vidas sob os nossos cuidados. Mais de 100 mil eram recém-chegados, o que demonstra nossa resiliência e força. É um orgulho enorme e uma responsabilidade maior ainda. Porque sabemos todas as expectativas depositadas quando uma pessoa adere a um plano de saúde. Somos uma empresa feita por médicos.

Ainda que mudanças regulatórias e econômicas importantes apresentadas em 2022 e 2023 nos desafiem, trabalhamos dia e noite com um só objetivo: oferecer o melhor atendimento ao nosso cliente, com qualidade, acolhimento e resolutividade. Vale destacar que, mesmo com atuação municipal, somos a 14ª maior operadora do país, de acordo com a ANS, além de estar entre as líderes de market share no município do Rio de Janeiro.

Número de clientes

No Data Found

Clientes por gênero

No Data Found

Clientes por faixa etária

2022

No Data Found

Clientes por faixa etária

2023

No Data Found

Clientes por contrato

2022

No Data Found

Clientes por contrato

2023

No Data Found

ATENDIMENTO

4 milhões de atendimentos e muitas histórias de sucesso para contar

O agendamento de uma consulta de urgência com ginecologista obstetra especialista em gravidez de risco, o cadastramento de materiais para a realização de quimioterapia em hospital credenciado, a autorização de uma prótese em análise, a reativação após quitação de um contrato cancelado por falta de pagamento para que a cirurgia pudesse ser realizada às pressas, a liberação de uma cirurgia de cateterismo de emergência.

Estes são apenas alguns exemplos de pedidos que chegam aos milhares todos os dias nas células de atendimento da Unimed-Rio. Estes, especificamente, foram destacados pela equipe pelo feedback positivo recebido pelos clientes ou familiares. Uns agradecem a sensibilidade, agilidade e apoio do atendente pelo telefone, outros escrevem textão por e-mail que emociona toda a equipe. E tem ainda os que vão além. Marcos, filho da beneficiária Maria de Lourdes, por exemplo, retornou à Loja de Relacionamento levando chocolates como agradecimento ao atendimento prestado e empenho na resolução do seu caso.

Realmente não medimos esforços. Afinal, cuidamos do maior patrimônio do mundo: a vida das pessoas. A Unimed-Rio realizou 4 milhões de atendimentos em 2023 em seus diferentes canais de relacionamento com o cliente, 5% a mais comparado com 2022. Os motivos principais de contato variaram de informações sobre reembolso, autorizações e atendimento em intercâmbio.

Em 2022, foi inaugurada dentro do Hospital Marcos Moraes, no Méier, uma Unidade de Apoio Hospitalar, com o objetivo de facilitar e agilizar questões e processos de atendimento de pacientes internados exclusivamente na unidade, oferecendo conforto e comodidade aos beneficiários. Já em 2023, foram encerradas as atividades da Unidade localizada dentro do Hospital São Francisco na Providência de Deus. Com isso, a Unimed-Rio fechou o ano com três Unidades de Apoio Hospitalar: nos hospitais Unimed-Rio, Norte D’Or e Marcos Moraes.

A Unimed-Rio conta ainda com diversos outros canais de atendimento, incluindo WhatsApp, Facebook e duas Lojas de Relacionamento com o Cliente – no Centro e na Barra.

1 milhões
ligações telefonicas

(2022: 3,2 milhões)

430 mil
mensagens por email

(2022: 484 mil)

80 mil
atendimentos presenciais

(2022: 130 mil)

440 mil
Atendimentos por WhatsApp

(2022: 448 mil)

+ 12 mil
atendimentos pelo Facebook

(2022: 14 mil)

50 %
média de satisfação dos clientes com o atendimento

(2022: 88%)

30 %
Retenção na célula de fidelização

Ouvidoria

A Ouvidoria da Unimed-Rio, segunda instância de atendimento aos clientes, foi 100% certificada e manteve o Selo de Certificação de Excelência em Ouvidoria concedido pela Unimed do Brasil em 2023. A fim de se qualificar, o time participa de diversos simpósios e workshops promovidos pela Unimed, compondo a mesa de debates do Comitê Nacional de Ouvidores. Cerca de 27 mil reclamações foram manifestadas pelos clientes à Ouvidoria da Unimed-Rio em 2023, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

O número de reclamações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também aumentou. Em 2023, foram 22.583 demandas, um aumento de 108% em relação a 2022, quando foram recebidas 10.842 notificações. Os principais motivos foram relacionados a reembolso – demora no ressarcimento ou indeferimento – e prestadores – recusa de atendimento por parte do credenciado por conta da migração. Outra razão que também pesou foi a mudança do rol taxativo para exemplificativo para cobertura de planos de saúde, que ocorreu em 2022.

A cooperativa pontuou 123,6 no Índice Geral de Reclamações de dezembro de 2022 e 408,8 no de dezembro de 2023, liderando o ranking entre as operadoras de mesmo porte em ambos os anos.

Evolução de NIPs

No Data Found

A partir do trabalho do Núcleo de Mediação e Conciliação Permanente, a cooperativa atendeu 495 casos em 2022, com acordo alcançado em 8% deles, e 481 em 2023, com 5% de sucesso. A Unimed-Rio é pioneira na adoção de soluções alternativas de conflitos no mercado de saúde suplementar.

Durante o ano de 2023, foram recebidas 9.991 novas ações judiciais, o que representa um aumento da ordem de 73,4% em comparação a 2022 (5.762). As causas mais recorrentes são os processos relacionados a Mecanismos de Regulação (19,67%), seguido de Defeito na prestação de serviços (15,14%). 

As atividades da Assessoria Jurídica, seja na mediação e conciliação ou na defesa das demandas administrativas e judiciais, permitiram que a Unimed-Rio obtivesse um custo evitado, em 2023, da ordem de R$ 62 milhões, sendo R$ 46,6 milhões em ações judiciais e R$ 15,7 milhões em demandas administrativas, um aumento de 43% em relação ao ano anterior. O montante de condenações passou de R$ 41,5 milhões em 2022 para R$ 45 milhões em 2023

Site e app atualizados: mais segurança, praticidade e rapidez

O site da Unimed-Rio ganhou uma cara nova. Está mais bonito, mais prático, mais intuitivo e, por isso mesmo, muito mais fácil de usar. Ele foi desenvolvido a partir de análises e estudos que tinham como objetivo principal gerar uma melhor experiência para o usuário. Os resultados: design mais amigável e moderno, melhor navegação no menu, campo de busca mais inteligente e hierarquia de informações mais estruturada e organizada. E tem mais:

Guia Médico

Para os clientes, um novo Guia Médico, mais inteligente, com identificação por CPF/carteirinha, trazendo apenas os prestadores de rede contratada. Sim, um guia personalizado!

Simulador de planos

Para o mercado ou quem deseja mudar o produto contratado, o site oferece um novo simulador de planos com informações e diferenciais da Unimed-Rio, possibilitando geração de indicações de vendas.

Lançamos também uma nova versão do APP da Unimed-Rio, projetada para trazer uma experiência de uso ainda melhor para o cliente, além de mais segurança e rapidez no atendimento. Através do aplicativo, é possível, em poucos cliques, ter acesso a diversos serviços como acompanhar o status de seus pedidos de autorização e exames, baixar segunda via de boleto e faturas antigas, ter acesso rápido à carteirinha digital, ter visão do extrato de utilização, fazer uma busca mais assertiva no guia médico, ver todos nossos canais de atendimento, ler as últimas notícias sobre o plano e pedir reembolso.

VENDAS

Mais de 100 mil novos clientes em 2023 mostram a força e o entusiasmo dos nossos corretores

Em um ano cheio de desafios para todo o mercado de saúde suplementar, a nossa força de vendas continuou se superando. Demos as boas-vindas a 124 mil novas vidas em 2023, totalizando 512 mil clientes. O número é menor que 2022 (303 mil), mas ainda bastante significativo. Um total de 9.772 corretores estavam habilitados para vender o plano da Unimed-Rio no ano que passou.

Para incrementar as vendas, em 2022 e em 2023, ampliamos nosso portfólio de produtos. A família dental, por exemplo, cresceu. Lançamos seis novos planos odontológicos exclusivos para clientes das carteiras Ágil 30 (de 2 até 29 vidas) e Corporativo (acima de 30 vidas). Os produtos trazem diferenciais como documentação ortodôntica ampliada, cobertura ortodôntica e próteses.

Lançamos ainda o Unimed Easy, o novo plano empresarial e de adesão com rede de atendimento para os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, mas também Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Belford Roxo e São João de Meriti. O Unimed Easy se adequa melhor ao mercado, em especial ao corporativo, que demandava um produto da Unimed-Rio com abrangência a um grupo mais completo de municípios.

Os planos Coletivos por Adesão para entidades abertas ganharam também novos produtos: Unimed Jade QC, Unimed Jade QP e Unimed Safira. Eles têm segmentação assistencial completa (Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia), não possuem cobrança de coparticipação e oferecem atendimento apenas nos municípios de Rio de Janeiro e Duque de Caxias. A rede Jade conta com 20 prestadores hospitalares e sete laboratórios, já a rede Safira, com 35 prestadores hospitalares e dez laboratórios. Os clientes podem escolher entre as acomodações Coletiva ou Individual nos planos Jade ou a acomodação Individual no plano Safira.

É a Unimed-Rio oferecendo mais opções para se tornar cliente e aumentando as chances de vendas para os corretores. Para motivá-los ainda mais, a Unimed-Rio realizou diversas ações de relacionamento ao longo de 2022 e 2023. Com a retomada dos eventos presenciais, a atuação junto ao mercado corretor foi, nos dois últimos anos, mais próxima e focada em encantamento.

Único: todo corretor quer ser

Eles são os corretores que mais vendem os planos da Unimed-Rio e, por isso, são únicos. O programa de relacionamento, criado em 2019, é voltado para corretores e supervisores codificados na Unimed-Rio com as melhores performances, em apuração trimestral, na venda dos produtos PF e ágil 30. O Único tem como foco proporcionar experiências exclusivas, dando reconhecimento aos corretores.

Em 2022 e 2023, as ações voltadas para esse público incluíram viagens, shows na Jeunesse Arena, diretamente do camarote do Único, samba na Portela com acompanhante, Dia de Compras com a loja fechada, ingressos para a Tardezinha, cesta orgânica enviada diretamente para a casa dos corretores, Dia do Cuidado, com massagem e almoço, brindes de Dia da Mães, evento para os aniversariantes do mês, entre outros. O calendário foi intenso e caprichado.

Corretores corporativos: ações exclusivas para grandes contratos

Esses são os corretores que cuidam da maior parte (40%) da carteira de clientes da Unimed-Rio, os corporativos, e, por isso, merecem uma atenção toda especial também. Em 2021, começamos a nos aproximar deles. E, em 2022 e 2023, realizamos diversas experiências para encantá-los e fidelizá-los. Shows no Vivo Rio e Noites Cariocas, jantar com o carismático Claude Troisgros no restaurante Chez Claude, um perfil exclusivo no Instagram, eventos de relacionamento com uma vista de tirar o fôlego e uma websérie fizeram parte do cardápio de ações.

Unimed-Rio de Portas Abertas

A websérie “Unimed-Rio de Portas Abertas” mostra a cooperativa de uma forma inovadora e acolhedora. Uma casa no bairro da Joá foi o cenário da primeira temporada, que contou com episódios divididos nos seguintes temas: A Cooperativa Médica, O Sistema Unimed, A Unimed-Rio, Nossa Rede Própria e Nossa equipe. Durante a 1ª temporada, o projeto digital se materializou fisicamente, transformando o espectador em participante. Levamos ele, literalmente, para dentro de casa. Em seis encontros, pequenos grupos de corretores corporativos participaram de conversas com lideranças da Unimed-Rio, além de coffee e wine games. O projeto foi vencedor regional na categoria Evento do Prêmio Aberje 2023, considerado o Oscar da comunicação organizacional brasileira.

Instagram para corretores corporativos

A Unimed-Rio lançou um perfil exclusivo para corretores corporativos em setembro de 2022. O novo canal de comunicação tem como objetivo estreitar nosso relacionamento com esse público e fornecer conteúdo para ajudar nas vendas e no dia a dia do corretor.