
Sobre a Unimed-Rio
Com 20 tipos de negócios, entre as líderes de mercado no Rio de Janeiro e 14ª maior operadora do Brasil, mesmo com atuação municipal, a Unimed-Rio fechou o ano com 512 mil clientes e 4 mil médicos cooperados.
O maior sistema cooperativo de médicos do mundo:
a Unimed-Rio faz parte dele
A Unimed-Rio integra o Sistema Unimed, maior sistema de cooperativas de saúde do mundo e, claro, do Brasil, com presença em 92,5% do território nacional. Dizemos que em toda cidade tem uma praça, uma igreja e uma Unimed. A Unimed-Rio tem atuação nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, mas justamente por fazer parte do Sistema Unimed, oferece atendimento aos seus clientes em todo o Brasil.
O Sistema Unimed conta com 38,6% de participação de mercado e 19,7 milhões de beneficiários. Pelo 31º ano consecutivo, desde 1993, a Unimed lidera o Folha Top of Mind na categoria plano de saúde, com 32% de lembrança. O segundo colocado aparece com 6%.
Temos cerca de 512 mil clientes, mais de 4 mil médicos cooperados e faturamento anual de cerca de R$ 5 bilhões.
Estrutura
Somos 340 cooperativas
+5.150 municípios atendidos
117 mil médicos cooperados
+19 milhões de clientes
+ de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados
157 hospitais próprios
Pela primeira vez, segmento supera a marca de 51 milhões de clientes
Diante do cenário que vivemos na saúde, com intensas mudanças regulatórias, pressão inflacionária e aumento de custos assistenciais ainda impactados pela pandemia, 2022 e 2023 foram marcados por incertezas e desafios econômicos em todo setor. A saúde suplementar, no entanto, alcançou marcos importantes, atingindo 51,08 milhões de beneficiários de planos de saúde em dezembro do último ano, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essa é a primeira vez que esse segmento supera a marca dos 51 milhões, o que demonstra a resiliência do segmento.
O total de vínculos avançou 1,9% comparado com 2022, o que representa 957 mil novas vidas no período. Já em relação ao número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, a ANS registrou 32,6 milhões de usuários em dezembro de 2023, quase dois milhões de beneficiários a mais em um ano.
Na análise anual, a faixa etária de 45 a 49 anos foi a que apresentou maior crescimento na assistência médica (241 mil novos beneficiários), seguido pela faixa etária de 40 a 44 anos (183 mil novos beneficiários). Nos planos odontológicos, as faixas etárias que tiveram maior crescimento foram 45 a 49 anos (281 mil novos beneficiários) e 40 a 44 anos (254 mil novos beneficiários). São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados com maior ganho de beneficiários em números absolutos.
Beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares
No Data Found
O estudo mais recente do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revela que a Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCHM) foi de 15,1% para o período de 12 meses, encerrados em junho de 2023, comparada com os 12 meses anteriores. O índice teve um aumento de 0,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior (junho de 2022). As despesas pagas pelas operadoras aos prestadores pelo atendimento a seus beneficiários, portanto, cresceu. O índice, apurado pelo IESS para um conjunto de 606 mil beneficiários de planos individuais, foi superior à inflação de preços medida pelo IPCA/IBGE, de 3,2% para o mesmo período. Importante destacar que o índice VCMH/IESS tem no seu cálculo apenas planos individuais, não refletindo necessariamente a variação das despesas dos planos coletivos.
Série histórica da VCHM/IESS e IPCA/IBGE em variação de 12 meses
De uma cooperativa para um grupo de saúde
Resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início há 52 anos, quando um grupo de 27 médicos teve a ousadia de criar uma pequena cooperativa para garantir trabalho e remuneração digna para a classe, a Unimed-Rio se transformou em um grupo econômico de saúde.
Hoje, são diversos tipos de negócios para garantir o melhor cuidado e atenção à saúde de seus clientes: um hospital e quatro prontos atendimentos próprios, centros de excelência física, espaços e programas de prevenção, entre outros, somando 20 empresas dentro do grupo.
Entre as líderes de mercado no Rio de Janeiro e 14ª maior operadora do Brasil mesmo com atuação municipal, a Unimed-Rio fechou o ano com 512 mil clientes e 4 mil médicos cooperados. A empresa é a operadora de saúde mais lembrada pelos cariocas de acordo com pesquisa Top of Mind do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) e está entre as marcas preferidas dos cariocas nas categorias Plano de Saúde, segundo pesquisa do Jornal O Globo de 2023.

Referência: Dezembro de 2023.
Unimed-Rio vende ativos para Grupo Oncoclínicas
Em maio de 2023, a Unimed-Rio vendeu as ações que detinha do Centro de Excelência Oncológica e do Hospital Marcos Moraes para o Grupo Oncoclínicas. A negociação foi valorada em cerca de R$ 350 milhões (devendo deste montante ser descontado o valor das dívidas das empresas CEON e HMM), recebendo a cooperativa o valor líquido. A operação é parte do processo de reestruturação econômico-financeira da cooperativa e segue condições do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a ANS e demais órgãos públicos, que prevê a venda de ativos como forma de buscar o reequilíbrio financeiro. No acordo entre as partes, o Grupo Oncoclínicas passa a deter 100% da operação dos dois ativos, mantendo sua atuação como prestador parceiro para atendimento aos clientes Unimed-Rio em suas especialidades habilitadas.
Uma nova empresa para agrupar nossos prontos atendimentos
Outra movimentação importante no ano foi a criação de uma nova empresa do Grupo Unimed-Rio – a Unimed-Rio Pronto Atendimento Serviços Médicos Ltda –, que agrupa os três pontos atendimentos da operadora: Barra da Tijuca, Copacabana e Méier. O novo CNPJ surge a partir de uma divisão da Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares Ltda, que passou a responder exclusivamente pelo Hospital Unimed-Rio e pelo Espaço Para Viver Melhor (EPVM), e não mais pelas cinco unidades que incorporava antes. O movimento também atende a uma prerrogativa do TAC e consiste em um importante passo na segmentação das unidades assistenciais próprias conforme a natureza de suas atividades, possibilitando a autonomia dos processos e uma melhoria na execução de práticas contábeis, o que contribui para a governança dessas instituições.
Parceria com a DASA
Ainda em 2023, celebramos uma parceria de Serviços de Imagem e Laboratório (SAD) com a DASA por um período de 10 anos, visando aperfeiçoar a prestação de serviços de diagnósticos aos beneficiários da Unimed-Rio.
Nova filial do Centro de Excelência Física
Em junho de 2022, a Unimed-Rio inaugurou, na Tijuca, sua segunda filial do Centro de Excelência Física. A exemplo do primeiro Cefis – na Barra –, a nova unidade tem como objetivo oferecer serviços personalizados de recuperação física.
Participação no GSHMED vai a 15%
Outra movimentação de 2022 foi a participação da empresa no banco de sangue GSHMED, que aumentou de 10% para 15%. O Grupo GSH é a maior rede especializada em hemoterapia de alta complexidade do país.